OS PRÓS E OS CONTRAS DAS FONTES DE ENERGIA – Prof. Igo Tiago

Pessoal, tenho conversado com vários alunos sobre alguns temas que serão essenciais no ENEM e um deles é a QUESTÃO ENERGÉTICA. Como esse tema é polêmico eu preparei aqui pra vocês um post especial com os PRÓS e os CONTRAS das principais fontes utilizadas no mundo atual. Leiam e comentem.

1) Carvão Mineral: fonte energética da Primeira Revolução Industrial, é responsável por grande parte da produção energética do mundo, é um hidrocarboneto fóssil de origem vegetal, da Era Paleozóica, encontrado em Bacias Sedimentares.

PRÓ – abundante, encontrado com facilidade em vários países.

CONTRA – é um dos mais poluidores dentre os combustíveis fósseis.

2) Petróleo: fonte energética que marcou a Segunda Revolução Industrial, corresponde a principal fonte do mundo atual devido a sua eficiência, sobretudo para o uso de combustível, já que a gasolina é o derivado utilizado nos automóveis. Também é um hidrocarboneto fóssil, mas sua Era geológica é do Mesozóico, pois este é de origem animal. É encontrado em baciassedimentares.

PRÓ – eficiência no uso com motores, possui boa relação custo-benefício.

CONTRA – existem sucessivas oscilações de preço, as reservas concentram-se em poucos países que podem manipular o preço e é um dos maiores poluidores do ar.

3) Gás Natural: possui abundantes reservas, normalmente associado ao petróleo e é cada vez mais utilizado para gerar eletricidade. Pelo ritmo de produção, deve aumentar muito nos próximos anos a sua utilização.

PRÓ – é um combustível versátil, de alta eficiência na produção de eletricidade, além disso, polui menos do que o carvão e o petróleo.

CONTRA – apresenta preços instáveis em algumas regiões, exige grandes investimentos em infra-estrutura de transporte (gasodutos ou terminais marítimos).

4) Hidrelétricas: participa de grande parte da produção de energia elétrica global. É a principal forma de produção de energia elétrica no Brasil.

PRÓ – forma de energia renovável, limpa, não poluente e barata.

CONTRA – exige grande investimento inicial, para construção de barragens e sua operação pode ser afetada pela falta de chuvas.

5) Energia Nuclear: é uma das maiores geradoras de eletricidade, realizada através da quebra do átomo de urânio, é considerada de grande risco.

PRÓ – as reservas do combustível nuclear são abundantes, não emite poluentes e associado a tecnologia se torna segura.

CONTRA – a instalação da usina exige grandes investimentos, além do tempo para entrar em operação ser demasiado, produz lixo radioativo, sofre o risco de graves acidentes, como o de Chernobyl (1986).

6) Eólica: é uma fonte de energia com grande taxa de crescimento, mas sua produção ainda é incipiente diante da produção de eletricidade no mundo, essa energia é uma das mais limpas.

7) Geotérmica: essa fonte aproveita o calor interno da Terra, que aumenta na proporção de 3 graus a cada 100 metros de profundidade, mas ainda apresenta baixa produtividade no mundo.

8) Solar: com alto custo de implantação, mas útil para complementar a energia de residências e áreas rurais distantes de uma rede elétrica central, não polui.

9) Biomassa: apresenta-se como considerável na escala de produção de energia elétrica mundial, utiliza fontes queima de madeira, carvão vegetal e processamento industrial de celulose e bagaço de cana-de-açúcar.

PRÓ – reduz o desperdício de fontes energéticas e o álcool tem bom uso como combustível.

CONTRA – a produção energética cai no período entressafra, dependendo de como se queima, pode ser muito poluente.

10) Eficiência: melhorar a tecnologia e os hábitos de consumo para um melhor aproveitamento e redução da poluição.

A HORA E A VEZ DOS BIOCOMBUSTÍVEIS

            Os bicombustíveis são fontes originadas de produtos renováveis como cana-de-açúcar, plantas oleaginosas e resíduos agropecuários e florestais, entre outros.

- São energias limpas e alternativas econômicas

- Grupos: Etanol, biogás, biodiesel (óleo produzido a partir de sementes de mamona e das sementes de outras oleaginosas como: dendê, girassol, babaçu, amendoim e soja), florestas e resíduos.

About these ads

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s